Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

A conquista que nos falta

Falam tanto de nós, agora. Portugal continua na moda e cada vez chegam mais turistas. E não só para Lisboa e Porto ou para fazer férias no Algarve. Vão por esse país fora e parece que gostam do que encontram e sobretudo do que comem e bebem. E passam palavra. As revistas, os sites da especialidade e os documentários televisivos, continuam a mostrar Portugal como um destino de férias fantástico, onde existe muito para descobrir. E para todos os gostos. 

Mas não tem sido só no turismo. Não sei o que aconteceu no dia 10 de Julho de 2016, culpa dos deuses ou uma estranha conjugação astral, nesse dia pela primeira vez a Selecção Nacional venceu o Campeonato Europeu de Futebol em França, país organizador e por isso com tudo pronto para celebrar a vitória. Como se isso fosse coisa pouca, os portugueses conquistaram também 6 medalhas no Campeonato Europeu de Atletismo. Uma cabazada.  

Não há fome que não dê em fartura e a partir daí as medalhas e prémios nas mais diversas áreas, têm chovido a bom chover. Por via disso as condecorações em Belém, também.

Entretanto o défice orçamental e o desemprego baixaram, as exportações subiram e pasme-se, voltámos a ser o bom aluno da União Europeia. Para completar o ramalhete, há dias ganhámos o impensável, o inalcançável, o inatingível Festival da Eurovisão da Canção. Loucura.

O que nos falta ganhar agora? Para mim há uma coisa que gostava, sei que não será tarefa fácil, mas depois disto acredito que será possível.

Com tantos a falarem de nós quase todos os dias, nos mais diversos tipos de imprensa internacional, e pelas mais variadas coisas, com tantos a virem até cá, acredito que estarão reunidas condições, para que alguns mais distraídos, pouco dados a Geografia Europeia, fiquem a saber alguma coisa sobre Portugal e os portugueses. Nem que seja por ouvirem falar de nós até à exaustão, espero que retenham que somos um país europeu, situado na parte mais ocidental da Europa, que tem como capital Lisboa, que somos um país ibérico tal como Espanha, porque nos encontramos na Península Ibérica, temos idioma próprio, o português, que é a sexta língua mais falada no Mundo e a nossa fronteira está perfeitamente definida há vários séculos. Podem saber mais, cultura geral nunca é demais, mas isto acho que será suficiente. 

Esta é para mim a conquista que nos falta.

Fiquem bem.

Mary S.

 

 

 

3 comentários

Comentar post