Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Amesterdão, cidade de túlipas e bicicletas

Amesterdão é uma cidade diferente de outras capitais europeias, a que não são alheios os 150 canais e mais de 1200 pontes, bem como a particularidade da arquitectura dos edifícios, os milhares de bicicletas, os mercados de flores, os parques e jardins. Deixo algumas dicas para os que pretendem conhecer a cidade. 

Uma estadia de três dias, dá para conhecer o mais importante. Há locais que são obrigatórios como a Praça Dam, o coração da cidade, onde fica o Palácio Real, o Begijnhof, uma praça interior formada por um conjunto de casas datadas de 1346, construídas para servir de moradia das beguinas, uma irmandade feminina católica laica. Nessa praça onde não se ouve o barulho da cidade,  no número 34 fica Houten Huis o edifício mais antigo de Amesterdão, com a fachada de madeira original.  É muito interessante.

Aproveitem para passar por Nieuwmarkt e Munttoren que são as antigas portas da cidade. Vão até ao Jordaan, uma zona muito bonita, para apreciar a beleza dos edifícios e dos canais. A não perder uma ida ao maior mercado de rua, o Albert Cuyp Markt em De Pijp, bairro que chamam o Quartier Latin de Amesterdão. O mercado funciona de 2ª a sábado, das 9h às 17h. Lá vende-se de tudo e podem encontrar algumas especialidades gastronómicas holandesas, que a seguir faço referência. Se tiverem tempo, façam um Cruzeiro pelos canais é muito agradável e pitoresco. E passem pelo mercado das flores na margem do Canal Singel.  

Vão até ao Oud-Zuid o bairro mais luxuoso, onde podem encontrar as lojas das grandes marcas. Aí chegados podem depois visitar o Vondelpark, um dos parques mais bonitos e o Museumplein, Praça dos Museus. Nesta praça fica o Concertgebouw, uma das melhores salas de concertos do mundo, o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh e o Museu dos Diamantes. Nos meses de Verão alguns museus costumam ter filas e para evitar isso, podem comprar os bilhetes nos sites dos museus e acreditem que vale a pena. 

Se tiverem mais dias na cidade, aconselho uma visita à Casa de Anne Frank, à Casa-Museu de Rembrandt, à Sinagoga Portuguesa de Amesterdão e ao NEMO, o museu de ciência e tecnologia que está instalado num edifício em forma de navio.  

Há ainda um local bastante visitado, o Red Light District, geralmente os turistas vão lá porque têm curiosidade em ver as "meninas" nas montras.

Quanto à  gastronomia holandesa, de facto tem pouco para oferecer, mas destaco a Erwtensoep, uma sopa de ervilhas, o que mais gosto da cozinha holandesa. No Inverno é uma sopa forte e aconchegante. Também Stamppot, uma mistura de batatas cozidas amassadas e verduras, que serve de acompanhamento, há também os conhecidos Kroket, croquetes holandeses que se encontram à venda em todo o lado. Também os queijos que são muito conhecidos e existem de vários tipos. Se tiverem coragem comam Haring, arenque crú. Eu já comi e fiquei a saber que detesto. 

Quanto a doçaria, há a famosa Appeltaart, tarte de maçã holandesa, as Stroopwafels, bolachas recheadas com melaço de açúcar, as Poffertjes que são mini-panquecas servidas quentes, acompanhadas com um pedaço de manteiga e polvilhadas de açúcar. É muito bom. 

Se forem próximo do Natal não deixem de provar as Oliebollen, vendem-se em roulotes na rua. São bolas de massa fritas em óleo, a massa faz lembrar as nossas farturas. Só lembrar, porque as nossas farturas são de longe muito melhores. Damos bem por elas porque o cheiro a fritos espalha-se pelas ruas. 

Não se esqueçam de levar chapéu de chuva ou uma capa de plástico, porque provavelmente vai chover, se não for de manhã, pode ser de tarde. E usem calçado bom para fazer uns quantos quilómetros, Amesterdão é completamente plana, e caminhar é a melhor forma de conhecer a cidade. Ficam algumas fotos que tirei para aguçar o apetite.

Fiquem bem. 
Mary S.

Amesterdão.jpg

 Canal de Amesterdão.jpg

 Amesterdão1.JPG

 Túlipas.JPG

 

 

6 comentários

Comentar post