Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Cozinhar em tempo de férias - #3 - Salada de Quinoa

 2010-09-farinha-quinoa.jpg

 

Antes da receita da salada, vou falar um pouco nas propriedades da semente dos Incas. É bastante nutritiva e saudável sendo originária da América do Sul. É um alimento completo, uma das melhores fontes de proteína vegetal, contém Magnésio, Ferro, Potássio, Fósforo, Zinco, Vitaminas B1,  B12, Niacina e Antioxidantes. Não contém glúten pode por isso fazer parte da alimentação de celíacos. 

Há três tipos de quinoa - a branca, a vermelha e a negra. Quanto mais clara mais suave o seu sabor. Antes de cozer, deve ser sempre bem lavada num passador em água corrente, porque as sementes estão cobertas por uma camada de saponima que é um pouco amarga. A quantidade de água necessária para a cozedura a que se junta uma pitada de sal, será o dobro do seu volume. Coze em 15 minutos até a água quase desaparecer. Fica crocante e tem uma aparência translúcida.  

Depois de cozida pode ser utilizada simples, como se fosse arroz, em saladas, sobremesas ou para adicionar nos iogurtes. 

Esta Salada de Quinoa, é inspirada no Tabule, uma salada muito conhecida no médio oriente, confeccionada com Bulgur ou Triguilho que costuma ser servida como entrada ou como acompanhamento de outros pratos.  Pessoalmente costumo fazer com quinoa quando estou a fazer dieta, serve-me de almoço ou de jantar. No Verão nos dias muito quentes é um prato muito refrescante e que sabe sempre bem. Poderá ser uma boa alternativa às saladas mais convencionais. 

Fiquem bem.

Mary S.

 

0403b8eb39d90fb3f6f9f092d75f83c9.jpg

Origem das fotos: Pinterest

Ingredientes

1 chávena de sementes de Quinoa, casca e sumo de 1 limão, 200 g de tomate cortado em cubos, sem pele nem sementes,1 cebola roxa média picada, 1 dente de alho picado, 3 colheres de sopa de salsa fresca picada, 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada, 2 colheres sopa de azeite, 1 colher de chá de sal, Cominhos moídos a gosto.

Preparação

1) Num passador lavar as sementes de quinoa muito bem em água corrente, porque estão cobertas por uma camada de saponima, que deve ser retirada para que depois de cozida não fique com sabor amargo.

2) Leva-se a cozer em lume médio numa panela pequena. Para 1 chávena de quinoa, será necessário 2 chávenas de água. Coze durante 15 minutos, numa panela parcialmente tapada, até que a água evapore. Coloque a quinoa numa saladeira e deixe arrefecer.

3) Depois é só juntar todos os ingredientes à quinoa cozida, misturar bem e levar ao frigorífico durante algum tempo. 

Nota: Pode ainda fazer esta salada juntando pimentos verdes, vermelhos ou pepino cortados em pequenos quadrados, frango desfiado ou ovo cozido. Enfim, pode dar largas à imaginação.