Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Quer uma chaminé de quantas horas?

cham_T09ATH3O6.jpg

 (foto retirada da Net)

 

São lindas as chaminés algarvias e segundo dizem, não se costuma ver chaminés iguais. Querem-se diferentes, como forma de arte que são. De influência árabe, do tempo que ali era o Al-Gharb e isso aconteceu por mais de quinhentos anos. Elas são, juntamente com as casas baixas caiadas de branco com decorações coloridas e as famosas açoteias, um símbolo da região mais a sul do país.

A construção da chaminé é muito importante, pela sua forma, tamanho e rendilhado. Eram um sinal de mais ou menos riqueza, porque quanto mais trabalhadas fossem mais tempo demorava a construção e portanto ficariam mais caras.

Era normal na hora de escolher a chaminé, decisão muito importante no projecto de construção da casa algarvia, o seu construtor perguntar ao proprietário - quer uma chaminé de quantas horas?

Em Setembro tenciono passar uns dias no Reino do Algarve e já andei a pesquisar os locais onde existem as mais bonitas. Vou fotografar chaminés. Quantas horas? Não sei. No meu caso o número de horas dispendidas não é relevante, não vou ser remunerada.  Mas seguramente serão bastantes.

Fiquem bem. 

Mary S.