Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando

Aqui falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Torricado com Bacalhau Assado

Torricado-de-Bacalhau.jpg

(foto retirada da Net)

 

Quem não gosta aos fins de semana, mas principalmente em tempo de férias de assar sardinhas, pimentos, febras, entrecosto, bacalhau ou o que mais se gostar. Estamos no tempo dos grelhados e nunca é demais falar no cuidado que devemos ter quando se faz fogo. 

Hoje falo de Torricado, porque me lembrei que está na altura de combinar com a minha família da terra, o nosso almoço anual de grelhados. Todos os anos mato saudades deste prato que se come muito na minha região. Juntamo-nos no quintal de um deles e fazemos um almoço à fogueira, como por lá se diz, ou seja, tudo o que se come é assado nas brasas. Pode ser peixe ou carne, ou ambos, mas o Torricado e o Bacalhau Assado não podem faltar. 

O Torricado é típico dos concelhos de Vila Franca de Xira, Azambuja, Alenquer, Samora Correia e outros concelhos vizinhos.  É modesto e de preparação fácil. Costumava ser feito no campo pelos trabalhadores rurais e servia-lhes de refeição. O pão é a base, por ser o alimento mais barato e era acompanhado com bacalhau ou sardinhas assadas, que ao tempo, quer um, quer outras, eram praticamente o único conduto dos pobres. 

Vamos lá explicar a preparação. Corta-se o pão em fatias altas, deve ser pão de mistura, melhor mesmo se for pão caseiro, a que se fazem depois uns golpes em quadricula, mas sem atravessar a côdea. Levam-se a fatias a alourar nas brasas, que não podem estar demasiado fortes e depois untam-se generosamente com azeite e alho. Os golpes no pão têm a finalidade de deixar o miolo embeber algum azeite. Tudo tem uma explicação. 

E se o meu blogue fala de partilha, hoje deixo-vos esta dica, para que na próxima vez que façam uma refeição de grelhados, experimentem fazer Torricado para acompanhar o bacalhau assado. Algo me diz que vão gostar.

Fiquem bem. 

Mary S.

4 comentários

Comentar post