Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partilhar, partilhando...

Falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando...

Falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

De Varsóvia ao Báltico - Tallinn, capital da Estónia

IMG_8675.JPG

Praça do Município (Raekoja Plats)

IMG_8677.JPG

Câmara Municipal 

IMG_8723.JPG

Cúpulas da Catedral Ortodoxa de Alexander Nevsky

IMG_8738.JPG

Vista da Cidade Velha

IMG_8734.JPG

 Torres e muralha

  IMG_8788.JPG

Anúncio da farmácia mais antiga da Europa

20180908_101213.jpg

Vendedora na Cidade Velha 

20180908_101935.jpg

 Animação de rua - Tallinn

 

Depois de Riga, seguimos para Tallinn a capital da Estónia e felizmente continuámos com bom tempo e temperaturas altas. Os casacos, impermeáveis e chapéus de chuva não saíram das malas.  O que foi muito bom.

Tallinn foi fundada em 1154, a parte antiga da cidade é cercada pela muralha e torres medievais. O seu centro histórico é dos mais bem conservados da Europa, e foi por isso considerado Património Mundial pela UNESCO. Isso torna-a uma cidade diferente, com algo de mágico, sendo muito interessante observar não só o  ambiente como a envolvência dos habitantes. 

Iniciámos a visita entrando para a cidade velha pelas Portas de Viru, e depois foi um dia inteiro a caminhar pelas estreitas ruas empedradas, escadas, becos e praças. Gostei particularmente da Praça Central (Raekoja Plats) com o chão ligeiramente inclinado, rodeada por belos edifícios, entre eles a Câmara Municipal e o edifício onde se encontra a farmácia mais antiga da Europa, em actividade desde 1422. No seu interior existe um pequeno museu. Esta farmácia é visita quase obrigatória. Nesta praça há vários restaurantes e cafés com esplanadas. Almoçámos no Maikrahv, um restaurante de ambiente medieval. 

Subimos depois para a colina de Toompea e do miradouro junto do Parlamento, admirámos a vista da cidade velha e do porto, com os grandes navios de cruzeiro e os barcos que fazem a ligação para S. Petersburgo e Helsínquia. Seria neste porto que iríamos embarcar para a capital da Finlândia. Vimos a bonita Catedral Ortodoxa de Alexander Nevsky com as cúpulas negras, o Castelo de Toompea e as muralhas, um conjunto arquitectónico que se encontra perfeitamente conservado, passámos pelo Parlamento e pela Catedral de Santa Maria.

Voltámos para a parte baixa, descendo por um dos caminhos mais famosos que ligam a parte alta à parte baixa da cidade antiga, o caminho da Perna Curta, chamado assim por ser escadas e portanto só era utilizado por peões. O outro é o caminho da Perna Longa, porque por ele circulavam os cavalos.  

À noite o jantar foi no Grillhaus Daube, um restaurante no centro histórico, cujo ambiente nos remetia para as tabernas medievais. 

Tal como sucedeu em Riga, também aqui fiquei com pena de não ter ficado mais tempo. Tallinn é uma cidade muito especial, que merece ser visitada. 

Fiquem bem.

Mary S.

4 comentários

Comentar post