Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partilhar, partilhando...

Falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

Partilhar, partilhando...

Falo de coisas minhas e coisas que vou vendo ou vou sabendo. O que gosto e o que não gosto. Falo de tudo e de nada!

04
Dez18

Diferentes Natais - Sinterklaas


Partilhar, partilhando..

5175769997_6e3a9cdb90_o.jpg

depositphotos_90126274-stock-photo-sinterklaas-arr

 

Nos Países Baixos existe uma antiga tradição, que nos dias de hoje está muito mediatizada, talvez até com algum exagero, devido ao impacto da televisão. As crianças há muitos anos que esperam na noite de 5 para 6 de Dezembro, não o Pai Natal, que é uma figura muito mais recente, importada da América, mas Sinterklaas (S. Nicolau), que lhes trará doces e presentes, caso se tenham portado bem. Não vive no Polo Norte, nem se desloca num carro puxado por renas. Tem uma outra história. 

O Sinterklaas vive em Espanha e vem todos os anos aos Países Baixos, passar o dia 6 de Dezembro, data do seu aniversário. Chega cedo, em meados de Novembro, num navio carregado de presentes. Hoje em dia fazem uma encenação do desembarque, com honras de notícia televisiva, para que as crianças saibam que Sinterklaas chegou. Este ano a data oficial foi a 17 de Novembro e como o local onde desembarca é diferente, este ano a cidade escolhida foi Zaandam. 

Depois da chegada oficial e até ao dia 5, em quase todas as terras do país são organizados desfiles, com Sinterklaas montado no seu lindo cavalo branco Amerigo, vestido como um bispo, com capa e mitra vermelhas e com a sua longa barba branca. Vem acompanhado pelos seus ajudantes, os Piets (Pedros). Este desfile pode ser mais ou menos grandioso, de acordo com o tamanho da cidade, mas é sempre uma festa para as crianças, com música, alegria, brincadeiras e a distribuição de pequenos doces típicos dessa época do ano. Na região flamenga da Bélgica, na cidade de Antuérpia, também se celebra a chegada do Sinterklaas. 

Actualmente, uns dias antes do desembarque oficial, começa a ser transmitido na televisão o Sinterklaas Journaal (Telejornal do Sinterklaas), um telejornal fictício, onde se relatam as aventuras de Sinterklaas e dos seus ajudantes, na viagem de Espanha até aos Países Baixos. São noticiados vários imprevistos, para que as crianças fiquem na dúvida se Sinterklaas irá chegar na data prevista e se vão receber os presentes. Este telejornal é tão famoso que os jardins de infância, ligam as televisões, para que as crianças não percam as novidades. 

Chegada a noite tão esperada, as crianças mais pequenas colocam um sapato ao lado da chaminé ou à porta. Os adultos trocam presentes e as crianças cantam canções a Sinterklaas até ouvirem bater à porta. Sinterklaas nessa noite vem deixar os presentes e os doces tradicionais, auxiliado pelos seus ajudantes. Os adultos vestem-se de Sinterklaas ou de Piets, para dar mais veracidade à celebração. 

Entre os doces tradicionais, não podem faltar as figuras de gengibre e letras de chocolate da inicial do nome de quem recebe. Não existe muito consumismo na aquisição de presentes, porque os holandeses têm a fama e o proveito, de ser um povo pouco dado a fazer despesas.

 

Fiquem bem.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Blogs Portugal

Quantos estão por cá

Visitas de fora

Flag Counter